Foto: Rubber Brasil
As brincadeiras são ótimas formas de aprendizado e distração para as crianças, e é brincando que ocorre as primeiras interações sociais na infância. Além de divertir também ajudam a desenvolver habilidades motoras, sociais, emocionais, entre outras.
Atualmente, com o auxílio da tecnologia também é possível brincar à distância, através de aplicativos de comunicação que utilizam as chamadas de vídeos. Com isso, as brincadeiras não têm limites para acontecerem, principalmente nessa época de quarentena causada pela COVID-19, as brincadeiras à distância cresceram muito.
Listamos abaixo 10 (dez) brincadeiras, sendo metade a distância e a outra metade presencial para brincar em casa com os familiares e também com os amigos quando a quarentena acabar. Também tem um bônus para uma brincadeira virtual com os amigos lá no final da matéria. Confira!
O STOP é uma brincadeira popular nos intervalos das aulas, mas que também pode ser feita a distância. Antes de começar é necessário escolher as categorias, como “nome”, “cep (cidade, estado ou país)”, “animal”, “cor”, “fruta”, entre outras. De acordo com a faixa etária das crianças.
Fonte: https://www.elo7.com.br/stop-aniversario-festa/dp/8FF021
O avanço da internet deixou a comunicação entre as pessoas mais fácil e rápida. Com isso, boas histórias estão distribuídas na rede virtual. Busque por contador de histórias online, escolha um e deixa a criança ouvindo e imaginando, nessa incrível brincadeira que pode ser divertida e cativante!
Os emojis já fazem parte de muitas conversas virtuais diárias, e podem ser usados para brincar também. O objetivo desta brincadeira é descobrir o nome do filme pelo emojis. Para isso é necessário que alguém escolha um filme e passe para a linguagem dos emojis. Em seguida é dado um tempo, e quem acertar o filme ganha o ponto da rodada.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=CewSKNZweUY
A mímica é uma brincadeira divertida e fácil, sendo necessário uma câmera, criatividade e os movimentos do corpo. A brincadeira é de quem adivinha antes qual o objeto, animal ou o verbo escolhido por quem faz a mímica. Quem acertar ganha o ponto, e quem fizer mais pontos ganha!
A caça ao tesouro virtual tem como objetivo descobrir um objeto, mas diferente do caça tesouro tradicional, a brincadeira a distância deve buscar objetos de acordo com os critérios estabelecidos. Quem encontrar o objeto e levá-lo até a câmera, ganha o ponto da rodada. Lembrando que o objeto tem que atender aos requisitos estabelecidos.
Fonte: https://saopauloparacriancas.com.br/gratis-caca-ao-tesouro-digital-e-a-atracao-para-o-dia-das-criancas-do-centro-cultural-banco-do-brasil/
A pintura é uma brincadeira que não pode faltar, onde os pequenos se divertem no mundo das cores. E com o auxílio das esponjas os desenhos tomam formas, e dão asas para a imaginação das crianças. E ainda auxiliam elas a associar as cores aos desenhos.
Fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1281543781-24-pieces-shapes-pintura-de-esponja-para-criancas-cedo-apre-_JM
O jogo de tabuleiro é uma brincadeira que pode unir a família toda, e ainda dá a oportunidade de os adultos reviverem os jogos clássicos de suas infâncias. Há diversos tipos de jogos de tabuleiro, como xadrez, batalha naval, detetive, entre tantos outros. Brincadeiras que desenvolvem o raciocínio lógico, identificação das cores, estratégia. E com muita diversão em família!
Os playgrounds são lugares que proporcionam diversas opções de diversão para as crianças, onde elas podem escorregar, correr, pular, rastejar, pendurar. Lugar que não possui regra como as outras brincadeiras, sendo a única restrição é a diversão.
Um ambiente de interação entre as crianças, onde elas podem entrar num mundo colorido e cheio de obstáculos.
Foto: Rubber Brasil
Foto: Rubber Brasil
Alerta cor é uma brincadeira onde uma criança é escolhida para ser o ‘pegador’ e o restante ficam separadas. Então, o pegador grite “alerta cor!”, em seguida o restante do grupo pergunta “que cor?”. O pegador fala uma cor e o restante do grupo tem que correr para tocar um objeto da cor escolhida, estando salva a pessoa logo que tocar o objeto. Os que não tocarem em nenhum objeto desta cor poderão ser pegos.
Nesta brincadeira clássica da infância é necessário uma pedra ou um objeto pequeno qualquer. Inicia-se lançando o objeto na casinha 1, e o jogador da rodada deverá chegar o último número ou até o céu (no topo dos números) e depois voltar ao início. Mas sem pisar nas linhas e na casinha que está com o objeto, tendo que pegá-lo no percurso de volta. Na próxima rodada o jogador deve lançar o objeto na casinha 2 e assim por diante.
Quem pular todas as casinhas vence. Esta brincadeira há diversas formas de brincar e, exige equilíbrio e atenção.
Com essa lista de brincadeiras. Agora é só escolher a brincadeira do dia, reunir a criançada e se divertirem!
Fonte: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/de-onde-vem-o-nome-do-jogo-de-amarelinha/
Foto: Rubber Brasil
Gartic é um jogo de desenhos online cujo objetivo é acertar o que o outro jogador está desenhando. Com até 10 participantes por sala, a cada rodada um é designado para desenhar uma palavra sorteada, enquanto os demais jogadores devem acertar o desenho. Vence aquele que atingir a maior quantidade de pontos após serem alcançados mais de 120. É ideal para todas as idades e febre do momento entre rodas de amigos virtuais nessa quarentena.
Para jogar só acessar o site www.gartic.com.br ou baixar o app, disponível para Android e iOS.
Fonte: Gartic / Google Play
Com essa lista de brincadeiras. Agora é só escolher a brincadeira do dia, reunir a criançada e se divertirem!