logotipo-rubberbrasil-280x39pxlogotipo-rubberbrasil-280x39pxlogotipo-rubberbrasil-280x39pxlogotipo-rubberbrasil-280x39px
  • HOME
  • RUBBER BRASIL
  • SOLUÇÕES
    • Pisos EPDM
    • Playgrounds
  • PROJETOS
  • BLOG
  • FALE CONOSCO
  • WHATSAPP
Categorias
  • Dicas
  • Playground
Tags

Brincadeiras para aumentar a concentração

 

A concentração é uma das habilidades mais importantes para os seres humanos. Graças à capacidade de se concentrar, conseguimos executar tarefas, estudar e aprender. São muitas as atividades que demandam concentração, e por isso é imprescindível desenvolver essa habilidade desde cedo.

 

Para as crianças, exercitar a concentração é absolutamente essencial. Na infância, o interesse é despertado com muita frequência: a todo momento as crianças entram em contato com múltiplas imagens, sons, sensações e estímulos. E o interesse é o que move as crianças para realizar alguma atividade: então, a cada momento, elas tendem a buscar uma nova atividade. Quando o interesse se esgota, elas partem para algo diferente.

 

Por isso, pode ser muito desafiador para algumas crianças se concentrar em alguma tarefa que demande um nível maior de concentração, ou exige que ela se dedique por mais tempo. Atividades como ler e estudar certamente não se mantém interessantes por muito tempo e, com tantas outras opções mais atraentes, as crianças acabam se dispersando e desenvolvendo uma dificuldade em executar atividades onde a concentração é necessária.

 

No mundo modernizado, em que os estímulos são ainda mais abundantes, a dificuldade em se concentrar é cada vez mais frequente. Por isso, é necessário encontrar modos de auxiliar o desenvolvimento da concentração das crianças através de atividades lúdicas e que, ao mesmo tempo em que demandam atenção, despertam o interesse. 

 

Para te ajudar nesse desafio, reunimos neste texto algumas brincadeiras que vão ajudar as crianças a aumentar a concentração. Vamos lá?

 

Foto: Rubber Brasil

 

Jogos que exercitam a concentração

 

Podemos pensar que jogos são apenas maneiras de se distrair e se divertir. No entanto, muitos jogos exigem a concentração da criança para serem jogados. E nem por isso deixam de ser divertidos!

 

Por isso, alguns jogos podem ser excelentes para estimular o desenvolvimento dessa habilidade nos pequenos. Confira alguns exemplos:

 

Quebra-cabeça

 

O quebra-cabeça é, com certeza, um dos jogos mais clássicos que conhecemos. Funciona de uma forma muito simples, mas concluir o jogo nem sempre é tão fácil.

 

Ao buscar as peças certas e tentar realizar o encaixe para formar a imagem final, a criança está desenvolvendo sua concentração. Isso porque é imprescindível ter atenção aos pequenos detalhes de cada peça, tanto relacionados ao formato delas quanto à figura nelas presente.

 

Por ser um jogo que demanda um alto nível de concentração, pode ser que as crianças enjoem rápido da montagem. Por isso, é interessante começar com quebra-cabeças simples, e sempre estimular a criança a chegar no resultado final, mostrando que aquele momento de concentração trará uma recompensa.

 

Foto: Freepik

 

Jogos da memória

 

Jogos da memória também são excelentes para exercitar a concentração. Para poder registrar o local das peças, a criança é estimulada a prestar o máximo de atenção que conseguir no jogo para que possa ter sucesso logo em seguida.

 

Esses jogos funcionam de uma forma mais rápida, e podem ser jogados com a criança várias vezes ao dia. Diferente do quebra-cabeça, a recompensa pela concentração vem de forma mais rápida: o que normalmente faz com que as crianças se interessem também com maior facilidade.

 

Brincadeiras para desenvolver a concentração

 

Além dos jogos, muitas brincadeiras simples podem ser feitas com as crianças para desenvolver a concentração. Desde atividades simples verbais até brincadeiras que exigem também o exercício físico, aqui vão algumas dicas:

 

Foto: Rubber Brasil

 

Brincadeira de ordenar itens

 

Ordenar itens é uma atividade muito comum em nossa vida, e também podemos encontrá-la em algumas brincadeiras. A ordenação em si é algo que demanda concentração, por isso, essas brincadeiras são de grande valor para o desenvolvimento da concentração.

 

A clássica brincadeira do “Fui à lua e levei…”, onde uma pessoa começa com um objeto (por exemplo: Fui à lua e levei meu celular…) e a outra pessoa precisa complementar a frase com outro (Fui à lua e levei meu celular e meu fone) é muito interessante para desenvolver a concentração. 

 

Isso porque a criança precisa prestar atenção em tudo que é dito para poder repetir depois. Assim, sua concentração fica totalmente voltada à brincadeira e essa habilidade é muito exercitada. Outras brincadeiras como ordenar objetos de acordo com algum critério, podendo usar ou não brinquedos, também têm esse mesmo efeito.

 

Brincadeiras com a mão

 

Sabemos que as crianças utilizam muito as mãos para explorar, descobrir e brincar. Por isso, muitas atividades usando as mãos são tão atrativas para os pequenos.

 

Algumas brincadeiras simples como desenhar, pintar e brincar com massa de modelar são essenciais para o desenvolvimento da concentração. Além de estar trabalhando a coordenação motora e usando a criatividade, a criança precisa centrar-se na atividade para finalizá-la, o que exercita muito a concentração.

 

Exercícios físicos para aumentar a concentração

 

Podemos pensar que a concentração só é necessária para atividades inteiramente mentais, mas isso não é verdade. Concentrar-se é muito necessário para a realização de exercícios físicos, pois é a habilidade da mente de focar que nos permite fazer os movimentos adequados.

 

Foto: Rubber Brasil

 

Quando as crianças brincam de pega a pega, esconde-esconde, ou outras brincadeiras que exigem o movimento, elas também estão exercitando a concentração. O objetivo dessas atividades é simples, mas, para ganhar, a criança precisa estar atenta ao ambiente, às outras crianças e aos seus próprios movimentos.

 

Um ótimo lugar para realizar essas brincadeiras são os playgrounds infantis. Por possuir uma série de obstáculos e elementos que estimulam a criatividade, brincadeiras como essas ficam muito mais interessantes em um ambiente assim. Dessa forma, a criança fica envolvida com a atividade e também desenvolve a concentração.

 

Para conhecer um pouco mais sobre os benefícios de um playground infantil, acesse nosso blog e confira os conteúdos!

Compartilhar
0
Rubber Brasil
Rubber Brasil

POSTS RELACIONADOS

9 de outubro de 2020

Dia das crianças: uma data especial


LEIA MAIS
24 de setembro de 2020

Playgrounds e normas ABNT – Diversão com muita segurança


LEIA MAIS
9 de setembro de 2020

Brincadeiras e dicas para crianças com autismo


LEIA MAIS

Os comentários estão encerrados.


Av. República Argentina, 1228
Água Verde | Curitiba | PR
CEP 80620 - 010

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De Segunda a Sexta-feira
Das 08h às 17h

MENU RUBBER
  • Home
  • Rubber Brasil
  • Soluções
  • Projetos
  • Blog
  • Fale Conosco
CONTATOS
+55 (41) 3244 - 8817
+55 (41) 9 9624 - 9874
contato@rubberbrasil.com.br

REDES SOCIAIS

CADASTRAR E-MAIL

    © 2020 Rubber Brasil | Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: Bureau of Web | Whatsapp