Psicomotricidade infantil e os primeiros anos
Psicomotricidade infantil envolve a maturação do sistema nervoso central e a interação da criança com o ambiente.
Quando uma criança nasce, mexer seus bracinhos e perninhas são os únicos movimentos que ela consegue fazer. Com o passar do tempo, vem o esforço para começar a levantar o tronco e virar o corpinho pra lá e pra cá. E quando você vê, ela já começa a engatinhar por todo o canto.
O difícil é conseguir manter o corpinho firme enquanto elas riem de gargalhar com qualquer coisa. Mas não se engane, esse não é um exercício fácil. Ainda mais pra quem tem um riso fácil desses! E logo, logo, elas já estão tentando agarrar e escalar você, o sofá e toda e qualquer coisa que verem pela frente.
Photo by Alexander Dummer on Unsplash
Psicomotricidade infantil e os brinquedos
Elas dependem de pessoas para ajudarem o seu corpo a se firmar em uma simulação de caminhada e, quando deixadas para explorar suas habilidades, usam as telas e os suportes do berço para se levantar.
Imagine você que pais, tios e avós observaram essas mesmas etapas milhares de vezes ao longo dos anos e alguns deles pararam para se perguntar: “E agora, o que posso fazer para que ela continue se desenvolvendo bem?”
E, então, inventaram brinquedos, suportes e materiais para serem usados como forma de auxílio e treinamento, para que o bebê cresça e aprenda novas habilidades. O fascinante disso tudo é que as crianças crescem em todos os lugares do mundo e transformam os adultos no processo.
Eles criam produtos, negócios, ferramentas e estruturas para serem vendidos e usados por outras pessoas, para benefício próprio e daqueles ao redor.
Photo by Austin Ramsey on Unsplash
Você pode ler mais sobre a importância disso clicando neste texto aqui, ou continuar acompanhando para ler os próximos textos que pretendemos escrever sobre a insatisfação e a busca dos seres humanos por sempre descobrir algo novo e pensar em novas formas de produzir e consumir o que temos à nossa disposição.
O brinquedo e o desenvolvimento na infância
Um dos brinquedos que montamos aqui na Rubber – e talvez seja o que mais marca nossa memória visual – é a geodésica. Os domos geodésicos são estruturas com barras que formam triângulos e você pode entender melhor como ela funciona visitando o site do ArchDaily aqui.
Elas são usadas de diversas formas e vocês, caros profissionais de arquitetura, provavelmente já ouviram muito sobre e as desenharam muitas vezes.
Mas, para o restante de nós que ainda não ouviu sobre essa estrutura, é interessante mencionar que ela pode ter várias funções, como ser uma estufa, um galinheiro, um abrigo nas montanhas, uma casa e por aí vai. E também pode ser feita de diversos materiais, como o bambu, por exemplo.
Um dos nossos fornecedores desse brinquedo é a Paradome, e o dono da empresa, Jack Rocha, conta a sua trajetória para chegar na produção das geodésicas nessa página aqui. Ele disse que escalar é algo que, além de fazer parte de uma sequência lógica no desenvolvimento da infância, faz parte dele também.
A equipe da Paradome observou que as crianças acessam as partes nas quais se sentem mais seguras e vão conquistando a altura gradativamente, então esse se torna para elas um exercício tanto físico quanto emocional.
Eles têm um espaço no site para explicar sobre como os domos auxiliam no desenvolvimento da psicomotricidade infantil, que envolve a maturação do sistema nervoso central e a interação da criança com o ambiente.
Eles contribuem para que a criança aprenda a diferenciar o que é rápido do que é lento e a se organizar no espaço-tempo. A geodésica também auxilia na locomoção e no equilíbrio, para que ela seja capaz de manter a postura e aprender sobre as bases de sustentação do seu corpo.
Você pode ler a explicação completa clicando aqui.
O que é a psicomotricidade infantil?
A psicomotricidade é uma ciência da educação que procura educar pelo movimento, envolvendo a inteligência e capacidade de relacionamento das crianças.
A psicomotricidade estuda o ser humano pelo seu corpo e ajuda a desenvolver sua capacidade de agir, perceber e observar outros objetos e até a si mesmo. É um pensar mais integral da educação da criança, que vai muito além da sala de aula.
Estimular o desenvolvimento de acordo com os objetivos da psicomotricidade faz com que a criança crie mais consciência dos seus movimentos e também das emoções que expressa por eles. A psicomotricidade é uma ciência que ajuda as crianças a aprenderem a tentar fazer, a observar e a agir sobre o mundo e si mesmas.
Você pode ler mais sobre o assunto clicando aqui.
Outras funções da geodésica
Podemos observar a geodésica a partir de vários pontos de vista e aprender muito com isso, mas escolhemos focar somente na psicomotricidade infantil neste blog. Vamos adorar encontrar você em textos futuros e receber suas sugestões de temas para abordarmos. Qual será a relação da geodésica com as cúpulas das catedrais e laços afetivos?
Conheça um playground escolar que utiliza a geodésica como um de seus brinquedos e nos acompanhe para conteúdos parecidos com este.
Referências:
https://www.archdaily.com.br/br/904613/como-funcionam-as-estruturas-geodesicas